Pages

Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

2ºTri/2013 Escola Sabatina - Lição 9 - O Dia do Senhor (Sofonias e Naum)


“O Senhor será terrível com eles, quando destruir todos os deuses da terra. As nações de todo o mundo O adorarão, cada uma em sua própria terra” (Sf 2:11).

O Deus vivo é o Deus de todas as nações. Ele não somente ama a todos, mas deseja que todos sejam salvos. Ele Se deleita quando uma pessoa responde ao Seu amor, vai a Ele, torna-se uma nova pessoa, e O adora.

Pensamento-chave: O juízo está vindo, mas a graça e a misericórdia ainda estão disponíveis aos que as buscam fervorosamente.

Se os livros dos profetas fossem colocados em ordem cronológica, Sofonias estaria entre Isaías e Jeremias. Durante o reinado de Manassés, o mais perverso rei de Judá, a pregação de Sofonias deu apoio a Jeremias e, juntos, eles ajudaram a desencadear um reavivamento durante o reinado de Josias, neto de Manassés.

A pregação de Sofonias condenou a extrema corrupção encontrada na sociedade judaica. Ele apontou para a necessidade de arrependimento com base no fato de que o amor de Deus ainda estava chamando Seu povo à humildade e fidelidade. Sua mensagem foi dupla: há uma ameaça de um juízo iminente e universal, que incluirá até mesmo o povo de Deus. No entanto, também há a promessa de que os salvos de todas as nações se unirão ao remanescente de Israel em servir a Deus e desfrutar de Suas bênçãos. A lição desta semana mostrou que a mensagem de Sofonias ainda é importante para os que proclamam a divina mensagem de esperança para o mundo caído.

Confira o Esboço da Escola Sabatina desta Lição #09 -  O Dia do Senhor (Sofonias e Naum)

*Você pode adquirir sua lição da Escola Sabatina através da Casa Publicadora Brasileira ou pode ainda, estudar diretamente na internet através do link: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/lesjovens2013.html 

Fonte: Lição Escola Sabatina (CPB) e Canal oficial de vídeos da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Você sabe por que hoje é feriado?

 
Hoje é feriado. Feriado católico. Para a alegria de quase todos, católicos ou não. É dia de Corpus Christi. Você sabe, realmente, o que isso significa?

Não é apenas o nome de uma cidade americana, no Texas. Trata-se de uma das principais celebrações da igreja Católica. Corpus Christi é uma expressão latina que significa corpo de Cristo. Acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da “santíssima Trindade” que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa que exige o comparecimento obrigatório dos católicos que participam da missa, conforme estabelece a Conferência Episcopal de cada país.

A festa foi decretada em 1264 pelo Papa Urbano IV. Como nesse dia os devotos realizam procissões, em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

A razão de toda essa celebração é a “presença real e substancial de Cristo na Eucaristia”. Assim, acredita-se que o pão servido na cerimônia seja o próprio corpo real de Jesus. É conhecida, teologicamente, como “doutrina da transubstanciação”.

Este é, sem dúvida, um dos grandes temas divergentes entre católicos e demais cristãos. A razão principal está na aplicação literal que os católicos fazem da forma figurativa que Jesus utilizou na Santa Ceia. Ele declarou ser o corpo dEle, pão. E o vinho, sangue.

É oportuno lembrar que Jesus gostava de utilizar essas ilustrações ou comparações. Facilitava a comunicação dEle com as pessoas simples. Em João 14:6, por exemplo, Ele diz ser “o caminho”. Já no capítulo 10:7, Ele afirmou ser “a porta”. É óbvio que Ele não estava se transformando literalmente numa porta ou em uma estrada. Simplesmente falava de forma figurativa.

A Bíblia mostra claramente que a eucaristia (santa ceia) é uma cerimônia simbólica, uma lembrança do sacrifício de Cristo em nosso favor. Ao ser instituída por Jesus, substituiu a festa da Páscoa que simbolizava a libertação dos israelitas da escravidão, a preservação da vida dos primogênitos através do sangue do cordeiro e uma demonstração de fé no sacrifício que Cristo faria no futuro.

Após a vinda de Cristo para morrer na cruz, a páscoa passou a simbolizar a libertação dos homens da escravidão do pecado, a aquisição da vida eterna através do sangue de Cristo e uma demonstração de fé no sacrifício que Ele fez.

Essa comemoração, porém, não seria feita apenas uma vez por ano, mas em todo o ritual da ceia do Senhor. Portanto, a discordância entre católicos e não-católicos está justamente nessa transubstanciação ou não dos elementos (pão e suco de uva) no corpo de Cristo.

* Existe um interessante estudo do Dr. Wilson Borba sobre a origem da doutrina da transubstanciação. Se tiver interesse em receber o texto, escreva um e-mail para contatornt@novotempo.org.br e você receberá gratuitamente.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Documento sobre fortalecimento da Escola Sabatina disponível na web

Líderes sul-americanos comprometidos com a valorização da Escola Sabatina
Já está disponível documento que reafirma a importância da Escola Sabatina. Sob a liderança do pastor Edison Choque, diretor sul-americano da Escola Sabatina, o documento aprovado reafirma a importância dessa escola mundial voluntária de estudo da Bíblia Sagrada. No documento, é afirmado que os pequenos grupos e as unidades de ação da Escola Sabatina deverão ser integrados como forma de resgatar o senso de comunidade e missão.
Leia na íntegra o documento:
ESCOLA SABATINA - PLANEJAMENTO DE TRABALHO 2014
Ao escrever sobre a Escola Sabatina, Ellen G. White declarou: “A obra da Escola Sabatina é importante, e todos os que se interessam na verdade devem esforçar-se por torná-la próspera… A influência que provém da Escola Sabatina deve melhorar e engrandecer a igreja”. (CSES, p. 9).
Neste ano, a Escola Sabatina completará 160 anos, desde seu inicio em Rochester e Buck`s Bridge, Nova Iorque, no ano de 1853. A partir daí, têm-se multiplicado em todo o mundo, e atualmente ultrapassa os 21 milhões de alunos espalhados em 209 países. É por meio desta grande escola que a maioria dos adventistas de todo o mundo é discipulada, fortalece a fé na Palavra de Deus, aprofunda a comunhão e prepara-se para o testemunho pessoal.
A Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia reafirma a importância da Escola Sabatina, através deste documento,
 Considerando que o compromisso da obra adventista em fazer discípulos foi historicamente organizado, a partir da Escola Sabatina, como um verdadeiro centro de formação e desenvolvimento de discípulos, e que o funcionamento acontece através das classes de Rol do Berço, Jardim da Infância, Primários, Juvenis, Adolescentes, Jovens e Adultos, proporcionando conhecimento bíblico constante, relevante e atualizado, de acordo com a faixa etária e resultando em amadurecimento espiritual e envolvimento com a missão, conforme os dons.
 Considerando que a Escola Sabatina tem sido o principal meio de educação religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, esta torna-se responsável por manter a unidade doutrinária mundial, fortalecer a identidade adventista e aprofundar a experiência de comunhão, relacionamento e missão.
 Considerando que vivemos em um mundo globalizado, em constante mudança, a Escola Sabatina precisa se adequar a esta nova realidade. Portanto, deve tornar clara a razão da sua existência, dinamizar as metodologias, capacitar os professores em atividade, formando novos, para que pastoreiem e coordenem o evangelismo em sua Unidade de Ação.
 Considerando a necessidade de concentrar esforços para fazer avançar a pregação do Evangelho Eterno com maior rapidez, e considerando o potencial das Unidades de Ação e dos Pequenos Grupos, ambas as estruturas devem ser integradas, para que potencializem a missão da igreja.
Com base nas considerações expostas, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia reafirma seu compromisso com a Escola Sabatina. E, com o propósito de incentivar seus pastores e membros a crescerem na Palavra de Deus, a aprofundar a experiência do discipulado e a avançar no cumprimento da missão evangélica, faz as seguintes recomendações:

I. COMUNHÃO:
1. Chamar líderes e membros a um maior compromisso com o estudo diário da lição.
2. Estabelecer o Projeto Maná em todas as igrejas e grupos, como um incentivo ao estudo diário e aquisição da lição.
3. Desenvolver ações locais para fomentar a aquisição, o estudo diário e a aplicação da lição.
2
II. RELACIONAMENTO:
1. Ter um lugar de destaque para a Escola Sabatina em cada evento sabático, promovido em todos os níveis da igreja.
2. Fortalecer o compromisso e a participação dos pastores e líderes na programação da Escola Sabatina, evitando programações paralelas.
3. Conscientizar e capacitar os professores sobre sua função pastoral e discipuladora.
4. Buscar meios didáticos modernos, a fim de que se realize o estudo da lição em grupos, nos grandes eventos.
5. Promover o ciclo do aprendizado como método de ensino.
6. Integrar os Pequenos Grupos e as Unidades de Ação, a fim de resgatarmos o senso de comunidade, pastoreio e missão.
7. Utilizar a metodologia do protótipo, tendo em vista que os novos Pequenos Grupos nasçam integrados à Escola Sabatina.
III. MISSÃO:
1. Retomar a Escola Sabatina como o principal centro missionário de envio, através das Duplas Missionárias e das Escolas Sabatinas Filiais.
2. Estabelecer progressivamente o Ciclo do Discipulado (fases 1, 2, 3) como estratégia de apoio e desenvolvimento, inicialmente, com os novos na fé.
A igreja Adventista na Divisão Sul-Americana reconhece que a Escola Sabatina é uma das marcas de qualidade do movimento adventista e que devemos fazer todo o esforço necessário para torná-la próspera, pois a saúde da igreja depende, em grande medida, da boa saúde da Escola Sabatina.

COMPROMISSO
Comprometo-me a apoiar a Escola Sabatina com minha influencia, fazendo todo o esforço necessário para torná-la próspera.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Participe da Missão Cabele 2013 - Desafio Urbano


 
A Missão Calebe é um chamado ao serviço que contagia somente os jovens verdadeiramente dispostos a viverem a experiência mais radical de sua vida espiritual.
Cada Calebe deixa sua própria casa durante as férias para viver exclusivamente na Casa de Deus. Durante aproximadamente 30 dias centenas de equipes recheadas de jovens exclusivos dirigem-se para cantos desafiadores onde a mensagem da volta de Cristo precisa ser lançada. 

Se você deseja viver esta história inédita na sua vida, seja um Calebe agora mesmo. Participe deste grupo de ousadia máxima nas asas da Graça e do Poder de Deus. Missão Calebe são jovens assim….
  1. Você com outros jovens participando de uma evangelização em massa nos projetos da Missão Global orientados pela Comissão Administrativa de Evangelismo do Campo Local.
  2. Você se relacionando com outros jovens, como você, com bom-humor, disposição e paixão pela conversão de pessoas aos pés de Jesus.
  3. Você recebendo da igreja uma estrutura básica de alojamento e alimentação para um serviço voluntário contagiante e com repercusões eternas.
  4. Você acompanhando ativamente a conferência com qualquer necessidade de auxílio para o bom funcionamento da programação: recepção, sonoplastia, decoração, busca e procura de textos bíblicos, pregação (caso surja uma urgência com o pregador oficial), histórias para crianças, segurança, etc…
  5. Você participando de duplas de visitações durante o dia para aprofundamento dos estudos bíblicos feitos durante a noite.
  6. Você se envolvendo profundamente na comunidade escolhida com ações sociais, serviços práticos, ajuda humanitária, campanha de alimentos e qualquer outra iniciativa que vise registrar uma presença marcante da Missão Calebe no local de impacto.
  7. Você encarando com garra as sugestões, oportunidades, determinações e escolha do local para ação missionária de acordo com a liderança da igreja e/ou campo responsável pelo projeto.
  8. Você acompanhando a conquista de outros, como você, através do “QG On-line” (missaocalebe.org.br) e mandando suas histórias, fotos e conquisas também.
  9. Você se deixando usar pelo Espírito Santo com seus dons e criatividade para aperfeiçoar ainda mais a Missão Calebe com os próximos jovens das próximas férias.
  10. Você disponível para o que der e vier.
Pré - Requesitos Para Missão Calebe 2013 - ACeAm:
* Cadastrar a sociedade na ACeAm e fazer o seguro anual.
* Enviar email solicitanto login e Senha. (sanmj.aceam@gmail.com)
Dados Necessários:
Nome da IASD: / Nome da Sociedade: / Nome do Diretor(a): / Nome Secretário(a)
* Cadastrar todos os Jovens e Diretoria no sistema.
* Validar o comprovante de depósito da inscrição calebe até 31 de Maio.
Banco Bradesco
Favorecido: UNIÃO NOROESTE BRASILEIRA DA IASD
Ag. 3053-8
C/ 28356-8
Valor: R$: 10,00 por pessoa
Confira o passo a passo para realizar a inscrição através do www.jovensunob.org/intranet/login.php :  (Clique nas imagens para ampliar)



  CONVITE DO PASTOR ANDERSON CARNEIRO - DEPARTAMENTAL ACeAm:
A sua participação na Missão Calebe só fará sentido se você aceitar sair da rotina e encarar com fé a importância de ser parte da “geração esperança”.
  • A geração esperança compartilha Jesus com os outros.
  • A geração esperança dá um bom testemunho do que é ser um jovem adventista.
  • A geração esperança desperta modernos “Calebes” a serem heróis que não desistem.
Deixe sua marca, seja um Calebe!
Fonte: Ministério Jovem - ACeAm  e missaocalebe.org.br

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lancha Luzeiro leva esperança aos ribeirinhos

A comunidade ribeirinha da Amazônia há 80 anos recebe atendimento médico gratuito através das lanchas Luzeiro. Com uma frota de até 16 embarcações funcionando ao mesmo tempo no passado, hoje conta com 3 lanchas e 2 botes, dentre elas a Luzeiro XXVI, que foi inaugurada em 2010. Esse projeto tem feito a diferença naquela população. E foi ele quem deu origem à duas instituições médicas muito reconhecidas: Hospital Adventista de Belém e Hospital Adventista de Manaus. Sem dúvida, os pioneiros Leo e Jessie Halliwell foram inspirador por Deus para iniciarem um trabalho tão bonito em benefício do próximo.

Halliwell, Jessie e Leo (com os filhos)


Primeiras lanchas Luzeiros

Confira a reportagem no programa NT Repórter:


Fonte: NT Repórter

domingo, 26 de maio de 2013

AGORA!

AGORA é o tempo de pedir coragem a Deus para tomar posse da promessa de reavivamento.
AGORA é o tempo de implorar que cure nossos olhos ressecados com o colírio celestial.
AGORA é o tempo de mitigar a insaciável sede de justiça que Deus implantou em nós.
AGORA é o tempo de as igrejas e os cristãos buscarem a Deus, vigiarem e orarem pelo derramamento pentecostal.
AGORA é o tempo de orar por um coração compassivo que anseie pela salvação das pessoas e palpite de amor por nossos irmãos e irmãs – mesmo por aqueles de quem discordamos e que são desagradáveis.
AGORA é o tempo de escolher Cristo em vez da cultura, de crer que a mensagem do terceiro anjo tem poder em si própria para vencer os preconceitos raciais e tornar-nos um.
AGORA é o tempo de crer que os ossos secos podem viver e que com Deus todas as coisas são possíveis.
AGORA é o tempo de pedir coragem a Deus para tomar posse da promessa do reavivamento.
AGORA é o tempo de amar a Deus mais do que amamos a nós mesmos.


AGORA É O TEMPO DO REAVIVAMENTO!

 
(Randy Masxwell, em “O Retorno da Glória”, páginas 150 e 151).

Fonte: (Blog do Amilton Menezes)

sábado, 25 de maio de 2013

Dia Mundial dos Aventureiros 2013

 QUEM SÃO OS AVENTUREIROS?
 
“Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele.” Prov. 22:6

O Clube de Aventureiros é um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de um dos seus ministérios – o Ministério Jovem. É um investimento feito no presente, mas que só poderá ser totalmente medido no futuro.
Seu trabalho é voltado às crianças entre 06 e 09 anos, e sua programação é dirigida ao fortalecimento dos valores da família, igreja e escola, em cada participante.
A realidade da vida corrida de hoje nos mostra que as famílias estão precisando de ajuda, pois possuem pouco tempo. As crianças estão amadurecendo muito cedo e exatamente nesta idade estão definindo seu amor por Jesus. A igreja precisa fazer alguma coisa. Neste cenário, se apresenta o clube de aventureiros, pois só os departamentos infantis da igreja, não podem sozinhos, desenvolver a base espiritual de nossas crianças.
Uma criança que participa do clube de aventureiros aprende:
  1.      A desenvolver amor por Jesus;
  2.      Descobrir suas habilidades e usá-las para o bem;
  3.      Desenvolver a criatividade;
  4.      A fazer as coisas com alegria e da maneira correta;
  5.      A colaborar e conviver em harmonia com os outros.

O programa do clube é realizado aos domingos, a cada quinze dias, tomando por base quatro Classes de aprendizado por faixa etária. Estas classes envolvem atividades físicas, mentais e espirituais, trazendo portanto, um crescimento equilibrado. São as seguintes:
  •      Abelhinhas laboriosas – participantes com seis anos
  •      Luminares – participantes com sete anos
  •      Edificadores – participantes com oito anos
  •      Mãos ajudadoras – participantes com nove anos

Além destas classes, o participante pode desenvolver mais de 70 especialidades diferentes. São atividades de aptidão nas quais a criança se aperfeiçoa.
O Clube de Aventureiros tem como objetivo auxiliar pais, mães ou responsáveis na tarefa de desenvolver os aspectos físico, mental, espiritual e social de seus meninos e meninas, num ambiente seguro e agradável.

Desenvolver as crianças, envolvendo os pais neste trabalho, é a principal missão do Clube de Aventureiros.

Todo o programa se apóia sobre um tripé – Família, Escola e Igreja. A Família tem a prioridade, vindo em seguida à escola, com a igreja atuando como a base de sustentação das outras duas áreas.

As atividades do clube envolvem diretamente a participação dos pais, afinal, nesta fase os laços familiares precisam ser fortalecidos. São eles que acompanham a realização das tarefas solicitadas no clube e também estão ao lado dos filhos quando são realizadas atividades externas. O clube só realiza sua programação durante o período escolar.  
 
Uma criança que faz parte dos Aventureiros será um melhor membro de sua família.

Uma criança que faz parte dos Aventureiros será um melhor aluno em sua escola.

E, além disso, obterá melhor aproveitamento de sua experiência como membro da igreja.
 
Esta é uma visão geral do clube de aventureiros. O próximo programa para seu filho.
Procure um clube de Aventureiros em uma Igreja Adventista do Sétimo Dia, http://encontreumaigreja.com.br/, motive seu filho e venha vê-lo não somente vestido com uniforme bonito, mas também recebendo uma base sólida nesta fase tão importante da vida.  
 

Confira um resumo do Sermão deste ano feito pelo Pastor Jonatan Tejel – Líder Mundial de Aventureiros – AG, com o tema: “Sal e Luz”.

Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:13 - 16

De todos os sermões, de todos os discursos feitos por Cristo ao longo de Sua caminhada na terra, o Sermão do Monte é, sem dúvida, um dos mais apaixonantes.
Deveríamos lê-lo e relê-lo, estudá-lo e compreendê-lo, aplicá-lo e vivê-lo. Gostaria que hoje pudéssemos considerar juntos um pequeno resumo desse sermão que se encontra em Mateus 5:13-16. Jesus nos faz duas exortações para nos motivar cumprir o chamado para serví-Lo.

SAZONAR A TERRA (5:13) Supõe-se que você e eu somos o “sal da vida”. Temos de viver o que somos. Dar ao mundo um gosto e uma visão de quem é Cristo.
ILUMINAR O MUNDO (5:14-16) A luz que refletimos nada mais é que o reflexo de Cristo em nossa vida.

Lembre-se que você é o SAL que dá sabor na comunidade onde você vive, na sua escola, casa. Você é a LUZ que irradia a luz de Cristo na sua comunidade, na escola e em seu lar, até que Cristo venha.

Para ler o sermão completo clique aqui.

Fonte: Igreja Adventista do Coqueiro, http://www.mjovem.org.br/ja/ e Aventureiros AAMAR.

Confira