O cigarro mata 10 pessoas a cada minuto. São cerca de 5,6 milhões de mortes todos os anos. No Brasil cerca de 25 milhões de pessoas são fumantes e estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo. Um veneno silencioso que tem comprometido a saúde de milhares de pessoas. O fumo já é considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia global… O tabaco, em todas as suas formas, aumenta o risco de mortes prematuras e limitações físicas por doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer. Entre os tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco incluem-se os de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, rim e colo de útero. E o que fazer diante dessa situação? Arregaçar as mangas e trabalhar com a prevenção!
Confira dicas importantes para deixar de fumar:
1. Se você fuma mas está querendo parar, vá em frente em sua decisão. Ela é inteligente.
2. Saiba desde já que a tarefa, embora difícil, é perfeitamente realizável. Basta querer.
3. Leia o que puder sobre os prejuízos que o cigarro causa a saúde, a fim de reforçar o desejo de abandoná-lo.
4. Procure se convencer de que maiores satisfações lhe resultarão por deixar de fumar do que as que o vício proporciona.
5. Se quiser mesmo abandonar o cigarro, faça-o de uma vez. Anuncie um prazo final e conte isso para os amigos e familiares.
6. Faça alguma coisa que o tire da rotina. Procure manter-se ocupado nos momentos que habitualmente costumava fumar.
7. Escolha uma época boa de sua vida para deixar o cigarro. Férias, por exemplo. Ou qualquer ocasião em que não estiver sob tensão.
Mais 7 dicas para deixar de fumar:
1. Quando estiver parando de fumar, durma bem, respire de maneira rítmica, coma o que quiser (se engordar, depois emagrece), faça exercícios físicos, não tome cafezinhos.
2. Se preciso, tenha à mão alguma coisa de comer (amendoim, bala, chiclete) e também algum objeto (caneta, óculos, lápis), para manter a boca e as mãos ocupadas nos momentos críticos.
3. Nos primeiros dias, evite contato com fumantes. Depois, quando estiver seguro da vitória, conte para os amigos de sua conquista.
4. Converse com conhecidos ou amigos que tenham deixado de fumar. Ao descobrir como passaram a viver melhor, você se motivará. Pergunte-lhes como andam suas condições físicas. Um papo com um terapeuta ou médico também pode ser bom.
5. Se sua namorada(o), esposa(o) não fuma, transforme isso em mais um motivo para parar. Já pensou o que significa para um não-fumante beijar a boca de um fumante? Beijar cinzeiro não deve ser agradável…
6. Pare de fumar o quanto antes possível – pois, além de evitar futuras doenças, você o conseguirá mais facilmente. Um fumante jovem é menos dependente da nicotina e de outras substâncias tóxicas do cigarro do que quem fuma há muito tempo.
7. Ponha a cabeça para funcionar. Utilize-se de sua criatividade. Descubra truques que o ajudarão a vencer o hábito ou vício.
Confira 7 RAZÕES PARA (não) FUMAR:
1. Para encurtar a minha vida.
2. Para destruir meu dinheiro, ao invés de usá-lo em alimentação, roupas, educação, etc.
3. Para dar mau exemplo aos filhos e amigos.
4. Para poluir o ar, não apenas para mim mas também para os outros, quer estes concordem ou não.
5. Para ter mau hálito, dentes escuros, mãos manchadas, tossir e expectorar.
6. Para ter muito mais oportunidades de padecer de câncer, enfisema, bronquite, arteriosclerose, infarto do miocárdio, trombose, etc.
7. Para envelhecer precocemente e viver menos 8 a 10 anos.
(Fonte: Jornal Brasileiro de Medicina)
Quer deixar de fumar? Então clique aqui e confira uma série de 5 programas com entrevistas, depoimentos, dicas médicas e sugestões práticas para deixar de fumar!
Como deixar de fumar em cinco dias é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que promove os cursos e cede os espaços em salas da própria igreja, ou em parcerias com prefeituras das cidades, com o único objetivo de ajudar pessoas que estão tentando parar de fumar. A saúde física, mental e espiritual é uma das preocupações da IASD e o curso Como Parar de Fumar faz parte deste trabalho que é oferecido gratuitamente. As pessoas que participam do curso podem pertencer ou não a diferentes denominações religiosas. O curso é oferecido a toda a população e em cada região é ministrado em datas diferentes ao longo do ano.
Se você está interessado procure uma Igreja Adventista do Sétimo Dia de sua cidade e fale com o responsável pelo departamento de saúde da igreja. As informações podem ser adquiridas às quartas-feiras e domingos às 20h e aos sábados às 9h. Os Hospitais e as Escolas Adventistas de sua região também podem auxiliar você com mais informações sobre as datas de realização dos cursos.
Confira o que algumas escolas tem feito para ajudar muitas pessoas a terem uma nova qualidade de vida sem a dependência do fumo:
Ah, se você não fuma, compartilhe essa mensagem para amigos fumantes que, com certeza, estão precisando de incentivo e coragem para vencer o tabaco.
Fonte: Blog do Amilton Menezes, Novo Tempo e adventistas.org
0 comentários:
Postar um comentário