Pages

Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bruxas ou Bíblias?

Doces ou travessuras? É a pergunta tradicional feita há muitos anos por crianças em várias partes do mundo, inclusive em alguns lugares do Brasil, no tal Halloween ou Dia das Bruxas, que é lembrado no 31 de outubro. Não se sabe bem a origem da data, mas tem a ver com cultos pagãos da antiga Europa e com tradições que conduzem ao Dia dos Mortos. Pessoas, sobretudo os pequenos, saem de casa fantasiadas de bruxas ou bruxos, ou mesmo de monstros, em uma estranha honra ou reconhecimento a algo que talvez nem entendam exatamente do que se trata. Estive nos Estados Unidos, certa vez, poucos dias antes do fatídico dia de a maioria das pessoas assumirem um lado tétrico e de nítida apologia à morte e fiquei  surpreso. Uma semana antes, casas eram “decoradas” com alguma coisa que parecia ser teia de aranha, além de réplicas de lápides de cemitério com a inscrição RIP (que significa rest in peace, ou descanse em paz, em alusão clara ao falecimento).  Sem falar na quantidade absurda de abóboras sem recheio que “enfeitam”a frente de muitas residências.

Enquanto isso, do outro lado da rua, em uma igreja cristã, a amnésia histórica tomou conta dos cristãos que, um dia, de alguma forma, estiveram ligados a um episódio emblemático ocorrido também num 31 de outubro (de 1517), no distante castelo de Wittenberg, na Alemanha. Ali, um monge questionador e sincero temente a Deus, chamado Martinho Lutero, afixou na porta do castelo o que se convencionou chamar de as 95 teses sobre justificação pela fé. Talvez não saibamos de memória o conteúdo do que Lutero escreveu, mas sabemos que ele questionava atitudes, conceitos e ensinamentos contrários à Bíblia. E mais ainda: ele exaltava a Bíblia como regra de fé para os que se dizem seguidores de Cristo.
Mas a pergunta hoje é outra. Aliás, há outras indagações. O que está sendo mais bem promovido: o Halloween ou a Reforma Protestante? O que é mais lembrado pela sociedade, especialmente a que se autodeclara cristã e conhecedora da Bíblia Sagrada?
O tempo vai passando, mas o Halloween é visto na TV, nas lojas de brinquedos, nos adereços dos supermercados, dos shoppings, nas escolas e ouso até acreditar que em algumas igrejas. A atmosfera do Dia das Bruxas é sentida em vários ambientes e trata de impregnar a todos quantos for possível. Virou moda. É produto tipo exportação para crianças e adolescentes que sabem o que devem fazer nesse dia se quiserem estar em harmonia com a data, mas não sabem, talvez, quem foi Lutero, desconhecem o que diz na Bíblia e são hesitantes ao falar do próprio Jesus Cristo.
Não adianta culpar a Europa antiga e nem a atual por seu desprezo à origem protestante. A responsabilidade é minha e é sua também, que está lendo esse texto. O cristianismo bíblico precisa estar na mente da sociedade, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. A Bíblia, contudo, será lembrada com amor, carinho e interesse se for realidade para esse grupo. Eles precisam ver exemplos de adultos, pais, professores, líderes, que realmente consideram o livro sagrado do cristianismo como algo sagrado mesmo. Sagrado, não porque seja intocável, mas porque é a Palavra de Deus válida para hoje e para sempre. Palavra que levou um homem solitário como Lutero a escrever cartas ao líder máximo de sua igreja, à época, pedindo que se observassem os ensinos ali contidos. Que o levou a defender a fé inabalável em Jesus Cristo como suficiente para salvação sem necessidade de indulgências, obras de sacrifício físico, misticismos inventados por inescrupulosos aproveitadores do fervor sincero.
E então? A maior propaganda da Bíblia parece ser uma vida em harmonia com ela. Halloween é forte, principalmente porque o espírito de reformadores, como Lutero, hoje é fraco. Na falta de seguidores fieis e equilibrados da Bíblia, o povo prefere bruxas, doces e travessuras no 31 de outubro. Mas dá tempo de mudar ainda. Basta os cristãos voltarem a ser cristãos.
(Texto de Felipe Lemos)
Fonte: adventistas.org 

31 de outubro: Dia da Reforma Protestante


Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero sobe os degraus da igreja do castelo de Wittenberg, Alemanha, e prega na porta de madeira maciça, as 95 teses que logo desencadeiam a Reforma Protestante.
O repentino vislumbre de Martinho Lutero na famosa escadaria, de que o justo viverá pela fé, foi um importante marco na Reforma Protestante. Mas as 95 teses que ele afixou sobre a porta da igreja em Wittenberg não eram basicamente uma discussão adicional do tema da justificação pela fé. Antes, tratavam principalmente de reformas necessárias no sistema religioso da época, com insistência sobre liberdade de consciência, condenação à venda de indulgências, e graves denúncias contra abusos papais.
Em 1990, quase cinco séculos depois, Morris Venden prega, em forma impressa, suas 95 Teses Sobre Justificação Pela Fé. 

Este livro é o resultado de muitos anos de pesquisa e meditação sobre este tema tão importante. As 95 teses neste volume estão centradas sobre as verdades da justificação pela fé em Jesus Cristo somente. São uma mensagem de aplicação ilimitada, mantendo-se num crescendo até prevalecer um único interesse; um assunto que supera todos os demais – Cristo, justiça nossa. Vivemos nesse tempo. A mensagem dos três anjos tem sido proclamada e continuará ressoando até que alcance proporções de alto clamor.


A teoria da justificação pela fé é dinâmica. Uma vez que a entenda, você nunca mais será o mesmo. Mas a teoria não é suficiente. O poder real vem quando você a experimenta por você mesmo. O propósito deste livro é estimular a reflexão e o estudo do grande tema da justiça de Cristo.
Clique aqui e adquira o livro 95 Teses Sobre Justificação Pela Fé.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Adoração em Família 2013 - Lição 12: Compreendendo os outros


O programa Adoração em Família foi preparado para reavivar a família, desenvolver valores e motivar o Culto da Família durante 12 quartas-feiras, nos Cultos de Oração. Pois o que mais desejamos e precisamos nestes dias é o reavivamento da Igreja e isso vai ficar muito mais fácil quando tivermos uma família feliz e reavivada. Também praticado em Pequenos Grupos, ou mesmo em casa, este programa é parte importante do projeto de discipulado da Igreja Adventista na América do Sul: Comunhão, Relacionamento e Missão. 
A cada ano são estudados 12 trechos selecionados de um livro inspirado sobre família, acompanhado de um Guia de Estudo (em texto e Power Point), e de um comentário em vídeo sobre cada seção para podermos desenvolver uma família bem estruturada e sólida, melhor preparada para receber o Espírito Santo. O programa Adoração em Família 2013 iniciou na primeira quarta-feira de agosto e finaliza agora em outubro. O livro escolhido para este ano foi: Conduta Sexual (baixe o aplicativo do livro para  ou para iOS). Clique aqui e veja os capítulos que foram estudados nessas maravilhosas quartas-feiras.

Lição 12: Compreendendo os outros
Ler o livro Conduta Sexual, págs. 196-200.
(Faça o download e estude o Guia de Estudos e o Power-Point.)

Quais os sinais de que um arrependimento é genuíno? Como aproximar de Cristo a quem errou? Quem teve pecados sexuais pode voltar a participar no serviço do Senhor? Como lidar com pessoas que erram? Este vídeo, parte do programa Adoração em Família 2013, apresenta comentários de pastores, lideres do Ministério da Família, sobre o capítulo 42 do livro Conduta Sexual, de Ellen G. White.


Conclusão: “Ao partilharmos de Seu Espírito, olharemos todos os homens como irmãos, com idênticas tentações e provas, caindo muitas vezes e lutando por se erguer novamente, combatendo contra o desânimo e as dificuldades, sedentos de compaixão e auxílio. Então nos aproximaremos deles de forma a não desanimá-los nem afastá-los, mas a despertar esperança em seu coração.” Conduta Sexual, pág. 200.
Atividade do dia: Faça uma visita encorajadora ou ligue para uma pessoa que você considera que esteja passando por provações ou tentações.
Para ver os capítulos anteriores clique nos seguintes links:

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Líderes convocam adventistas para evangelismo via satélite


Com pouco menos de um mês para o início do evangelismo via satélite deste ano, líderes da sede sul-americana da Igreja Adventista realizaram um culto especial na manhã desta segunda-feira, 28, para convocar os adventistas de todo o Brasil a participar da campanha, que tem início no dia 16 de novembro. Sob a temática A Última Esperança, o principal destaque em relação aos anos anteriores é a reunião nas casas, assim como acontecem os pequenos grupos de estudo da Bíblia.
Esta é uma estratégia que visa aproximar pessoas e, ao mesmo tempo, fortalecer o trabalho que é realizado nas classes bíblicas, nas visitas das duplas missionárias e dos próprios pequenos grupos. “Nós queremos envolver mais a igreja, e com isso você tira aquele evangelismo impessoal, que é a TV, a internet e o rádio, onde você só vê, só escuta, mas não está diretamente envolvido”, explica o pastor Luís Gonçalves, diretor do departamento de Evangelismo para a América do Sul.  Nos lares, destaca ele, a “frieza” é quebrada.
Neste ano, as transmissões serão feitas via TV Novo Tempo, tanto pelo canal aberto quanto o executivo, Rádio Novo Tempo e também a internet. Dessa forma, espera-se atender o maior número de pessoas em todas as regiões do Brasil. Quem estiver em lugares em que não será possível se conectar em tempo real, em breve poderá baixar materiais alternativos para compartilhar com seus convidados.
Com isso, busca-se reavivar os membros no foco evangelístico, facilitar o acesso às reuniões e fazer com que a igreja vá às pessoas. “É aí, em um ambiente informal, que conseguimos desenvolver o evangelismo da amizade e com isso trazer os afastados da igreja de volta para um ambiente que não cria tantas barreiras”, argumenta Gonçalves. “De sábado à quinta a gente vai até elas. Sexta e sábado elas vem até nós”, refere-se ele aos dias do programa, de 16 a 23 de novembro. “É o sistema da pescaria. Primeiro você dá linha para o peixe e depois você o puxa e trás, como Jesus ensinou.”
Tecnologia
Para o pastor Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista para a América do Sul, a tecnologia tem se tornado cada vez mais estratégica para a denominação. “Se nós queremos alcançar muita gente, especialmente nas grandes cidades, nós não temos mais como chegar de porta em porta, de condomínio em condomínio, pois esses lugares todos estão fechados. E para nós, a tecnologia é a forma como nós temos de romper todas essas barreiras”, reforça.
Lideres-convocam-adventistas-para-evangelismo-via-satelite
Durante transmissão via internet, pastor Erton Köhler enfatiza importância da aproximação pessoal para conquistar interessados
Por outro lado, ele classifica os pequenos grupos como importantes no processo evangelístico porque, embora útil, a tecnologia em si é fria, já que se trata de uma ferramenta. Portanto é preciso contrastar isso com um trabalho pessoal. “As pessoas tem que se abraçar, tem que estar juntas. Temos que unir os dois extremos para conseguir levá-las à decisão. E nós acreditamos que essa unidade vai provocar muitas decisões. Esse casamento para nós será muito importante”, destaca. “Assuma o compromisso de participar. Você não pode deixar alguém esperando.”
O vídeo contendo o culto especial que foi transmitido ao vivo nesta manhã pode ser acessado abaixo. Compartilhe com outros líderes e prepare seu lar para receber amigos, vizinhos e familiares. Outras informações estão disponíveis no site adventistas.org/esperanca 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O POVO MAIS FELIZ DO MUNDO

Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor. Salmos 144:15
Se quiserdes achar felicidade e paz em tudo quanto fazeis, precisais tudo realizar, tendo em vista a glória de Deus.
Se quiserdes ter paz de coração, deveis buscar fervorosamente imitar a vida de Cristo. Então, não haverá necessidade de patético regozijo nem de buscar os prazeres na condescendência com o orgulho e com as frivolidades do mundo. No procedimento reto, tereis serenidade e felicidade que nunca alcançareis na senda do mal. Jesus assumiu a natureza humana, passando pela infância e adolescência a fim de aprender a simpatizar com todos e deixar exemplo para as crianças e os jovens. Ele conhece as tentações e as fraquezas das crianças.
Em seu amor, abriu uma fonte de prazer e júbilo para o que nEle confia. Buscando honrar a Cristo e seguir-Lhe o exemplo, as crianças e os jovens podem ser verdadeiramente felizes. Podem sentir a responsabilidade de trabalhar com Jesus Cristo no grande plano de salvação. Se os jovens se sentirem responsáveis perante Deus, serão elevados acima de tudo quanto é baixeza, egoísmo e impureza.
A vida para tais pessoas estará cheia de importância. Reconhecerão que têm algum motivo grandioso e glorioso pelo qual viverem. Isso exercerá influência sobre os jovens, tornando-os ardorosos, jubilosos e fortes em face das responsabilidades e dificuldades da vida, como o foi o Seu Modelo divino. ... Convido-vos a cultivardes sempre o senso de ponderada responsabilidade para com Deus.
A certeza de estardes fazendo aquilo que Deus pode aprovar tornar-vos-á fortes em Sua fortaleza; e ao copiardes o Modelo, podereis, como Ele, crescer em sabedoria e graça para com Deus e os homens. Os que, em todas as coisas põem a Deus como primeiro e último, e o melhor, são as pessoas mais felizes do mundo. Fonte MM 1989/1953 pág. 161.0
Texto Ellen G. White

domingo, 27 de outubro de 2013

4ºTri/2013 Escola Sabatina - Lição 5 - Expiação: oferta da purificação


"Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" (1Pe 1:18, 19).

O sistema sacrifical provavelmente seja a parte mais conhecida do ritual do santuário, porque é a que aponta diretamente para o sacrifício de Cristo. O sangue do animal que morria pelo pecador se torna um símbolo do sangue de Cristo, que morreu por nós.

Nesta semana, estudaremos vários conceitos ligados à "oferta da purificação" (também chamada de "oferta pelo pecado"), que foi a forma designada por Deus para nos ajudar a entender melhor como Ele nos reconcilia consigo mesmo mediante o único e verdadeiro sacrifício: Jesus Cristo. Às vezes, esta lição usa o termo oferta da purificação em lugar de oferta pelo pecado, para evitar a impressão de que, por exemplo, dar à luz uma criança era considerado uma falha moral, uma vez que a mãe que acabava de dar à luz devia apresentar tal oferta (Lv 12:5-8). Esse sacrifício é mais bem compreendido como oferta de purificação por sua impureza ritual, e não como um sacrifício por causa do pecado.

Confira o Esboço da Escola Sabatina desta Lição #5 - Expiação: oferta da purificação:

*Você pode adquirir sua lição da Escola Sabatina através da Casa Publicadora Brasileira ou pode ainda, estudar diretamente na internet através do link: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/lesjovens2013.html 

Fonte: Lição Escola Sabatina (CPB) e Canal oficial de vídeos da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul.

sábado, 26 de outubro de 2013

Dia do Pastor e das vocações ministeriais


Neste sábado, dia 26 de outubro, é o Dia do Pastor. Um pastor pode estar pastor, mas nada se compara ao “ser” pastor. Quem é está, mas quem está pode não ser. Jesus quer que Seus pastores estejam nEle para que possam Ser nada mais nada menos do que o reflexo dele. Um pastor só “será”” se “estiver” Naquele que “é” o Alfa, o Ômega, o Princípio e o Fim. Nosso Sumo-pastor Jesus Cristo. 
A história de uma vida…
“Ele sempre esteve presente.
Sim, ele sempre esteve ao meu lado em todas as horas, fossem elas boas ou ruins.
Lembro como se fosse hoje, eu estava com 11 anos quando tive um encontro muito significativo com ele, naquele tanque batismal. Seus olhos olharam firme nos meus e ele me batizou, me entregou nos braços de Deus e assumiu mais do que nunca o compromisso de estar sempre comigo.
O tempo passou, tive problemas na juventude e ele esteve ao meu lado. Lembro daquele telefonema preocupado… onde você está? Não tenho visto você na igreja… sinto a sua falta.
Lembro também da visita quando meus pais estavam próximos de uma separação. Que visita foi aquela! Outras visitas aconteceram e o que parecia inevitável, não aconteceu. É… a presença dele em meu lar fez toda a diferença.
Quando comecei a namorar e me interessei por aquela moça não cristã, ele veio correndo falar comigo. Cuidado! Este é um passo muito sério! Cuidado! Leia a Bíblia, o que ela diz sobre isso?
Resolvi ler a Bíblia e mesmo com o coração partido… fiz o que era certo, afinal, ele estava lá, mais uma vez, mostrando seu interesse e amor por mim e qual caminho eu deveria seguir.
Pouco depois apareceu a pessoa certa, uma linda e dedicada cristã. E claro, ele estava lá, fazendo a cerimônia do nosso casamento.
Houve crises, como em todo casamento, mas graças a seus conselhos e orientações, superamos todas elas.
O tempo passou… hoje meu filho está com 11 anos.
Agora é o meu garoto que será batizado por ele. Aqueles mesmos olhos que olharam firme dentro dos meus, olharão hoje para os olhos do meu menino.
E o que me deixa mais feliz é saber que ele sempre estará presente, para ajudá-lo em todas as horas, sejam elas boas ou ruins.
Obrigado, pastor, por sempre estar presente em minha vida!
Obrigado, por sempre caminhar ao meu lado!”

Que o MESTRE JESUS continue sendo a maior referência de PASTOR.
Feliz Dia do Pastor!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fiel a toda prova


Caro amigo e irmão que irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste santo sábado, que possamos esperar juntos em oração com a mente tranquila e em paz por estarmos colocando em primeiro lugar a fé que temos. Nós acreditamos que tudo provém de Deus, inclusive nossa inteligência e capacidade intelectual. Essa demonstração pública de guardar o Santo Sábado, o dia que Ele separou, descansou, abençoou e santificou para podermos realizar uma prova depois do pôr-do-sol é também uma demonstração de que acima de tudo existe um Deus que orienta nossas vidas. Espere o horário para o início da prova em oração, pois vale a pena ser fiel a Deus em tudo!

E esse é o momento oportuno para confiarmos mais uma vez nesta promessa: "... Não tenham medo, Eu os redimi. Eu os chamei pelo nome. Vocês são meus. Quando estiverem atolados até o pescoço em problemas, estarei lá com vocês. Quando estiverem atravessando águas profundas, vocês não se afogarão. Quando estiverem entre a cruz e a espada, não será um beco sem saída – porque Eu sou o Eterno, o seu Deus pessoal, O Santo de Israel, seu Salvador" (Isaías 43:1-3 AM). Confie em Deus que tem tudo sobre controle e sempre foi e é fiel para conosco. Não tenha medo e seja fiel!

FIEL A TODA PROVA
Letra e Música: Jader Santos

Paro pra pensar nos desafios deste meu viver.
Paro pra ouvir o que a voz de Deus quer me dizer.
São tantas as pressões que tenho que enfrentar;
Mas bem acima delas sei que está meu Pai. 

Quero ser fiel a toda prova;
Fiel em qualquer tempo, qualquer hora.
Quero ser fiel no que é pouco
Para ser fiel no que é muito.
Quero ser fiel a toda prova,
Não por uma mera obrigação.
Mas em resposta ao amor tão grande
Que um dia inundou o meu coração.

Posso triunfar, conheço alguém que já venceu por mim.
Posso me apegar à forte mão de um Deus tão grande assim
Em meio à provação começo a louvar
E seu poder do alto vem me alcançar.

Deus Poderoso, Pai tão grandioso,
Envie em meu auxílio Seu anjo mais poderoso!
Quero ser fiel a toda prova,
Não por uma mera obrigação.
Mas em resposta ao amor tão grande,
Ao amor tão grande,
Ao amor tão grande,
Que um dia inundou meu coração!



"Todo pedido apresentado a Deus com fé e com coração sincero será atendido. Deus é sábio demais para errar e extremamente bom para deixar de conceder o melhor aos que andam em retidão. A certeza de estardes fazendo aquilo que Deus pode aprovar tornar-vos-á fortes em Sua fortaleza; e ao copiardes o Modelo, podereis, como Ele, crescer em sabedoria e graça para com Deus e os homens. Os que, em todas as coisas põem a Deus como o primeiro, o último, e o melhor são as pessoas mais felizes do mundo." Ellen G. White

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Departamental Sul-Americano de Desbravadores realizará Videochat no dia 26/10


No próximo dia 26 de outubro, sábado, a partir das 20h (horário de Brasília) acontece o Videochat dos Desbravadores. Este vai ser um momento de interação e bate-papo que o Pr. Udolcy Zukowski, líder do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros para oito países da América do Sul promove com o objetivo de dar instruções e responder questões sobre o próximo evento importante do departamento: o Campori Sul-Americano de 2014.

Esse vídeochat é específico para a diretoria dos Clubes que irão participar do IV Campori Sul-Americano "Encontro Marcado na Eternidade" e tal vídeochat será disponibilizado posteriormente em vídeo para todos. O evento está marcado para às 20h para o programa em português. Em espanhol, será às 21h, de acordo com o horário de Brasília.


Confira o horário do programa ao vivo em cada união:
Fique atento com relação ao horário da programação, já que o Brasil conta com três fusos-horários oficiais e legais.

Informe a diretoria do seu Clube!

O site oficial do Videochat dos Desbravadores é: http://camporidsa.com/pt/.


Atenção: Teremos um outro vídeochat para a equipe de apoio que será realizado no dia 9 de novembro.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Enem respeitará princípios religiosos de adventistas

A estudante Laisa Soares sempre gostou de ajudar os outros e se sentir útil. Prestes a concluir o Ensino Médio e a iniciar a vida universitária, não tem dúvidas de que o curso de Medicina é justamente aquele que permitirá que ela continue a contribuir com o bem do próximo, mesmo que, em algum momento, não receba nada em troca.
Assim como ela, aproximadamente 7,1 milhões de pessoas que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) buscam realizar o sonho de conquistar uma vaga em uma das instituições que aceitam a nota da prova como passaporte para o Ensino Superior.
O Exame, no entanto, oferece condições especiais para aqueles que, por algum motivo, não podem realizar a prova no horário estabelecido, como os guardadores do sábado. Neste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 90.925 estudantes pediram tal atendimento.
Laisa está entre eles. “E mesmo que não houvesse essa possibilidade de guardar o sábado, tenho certeza de que Deus teria um plano, não só pra mim, mas para todos os jovens que optassem por manter seus princípios”, argumenta. “Afinal, Deus é o Deus do impossível, e Ele sempre nos mostrará um caminho onde caiba nossa fé.”
Até 2009 não havia nenhuma opção específica para os guardadores do sábado. Naquele ano, o departamento de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista para a América do Sul procurou o Inep e eles fizeram arranjos para garantir que esse público fizesse o exame após o pôr-do-sol. No ano seguinte, o Instituto já colocou no edital a previsão de atendimento especial. Os adventistas tinham que marcar a opção logo no momento da inscrição no site.
Em 2013, a primeira prova acontece no sábado, dia 26 de outubro, a partir das 12 horas, horário de Brasília. Para os “sabatistas”, o questionário será entregue às 19 horas, também segundo o horário de Brasília. Mesmo assim, alguns adventistas ainda enfrentarão dificuldades, principalmente nos Estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já que o Brasil conta com três fusos-horários oficiais e legais.
Princípios
Enem-respeitara-principios-religiosos-de-adventistas2
Para a estudante Laisa Soares, a situação é uma oportunidade para mostrar aos outros que ela acredita em princípios imutáveis.
Durante o horário de verão, no Acre e parte do Amazonas, por exemplo, 19 horas em Brasília equivale às 16 horas. Laisa mora em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e presta o Enem desde o primeiro ano do Ensino Médio. “Decidi que seria melhor treinar, assim que possível, como seria ficar confinada por algumas horas antes da prova”, explica.
Mesmo estando em um Estado que tem uma hora a menos em relação à capital do País e tenha que perder uma hora de prova, a estudante garante que mesmo que pareça ter desvantagem, não é o que acontece. Com os testes que fez nos anos anteriores, percebeu que tempo nunca lhe faltou.
No ano passado, o Ministério Público de Porto Velho ajuizou uma ação pública cível garantindo em todo o Estado de Rondônia que o horário para realização do Exame destinada aos adventistas começasse a ser contada apenas após o pôr-do-sol. Neste ano, a decisão permanece.
“Os alunos de outras localidades que acreditam que serão prejudicados devem procurar, ainda nesta semana, o Ministério Público de sua localidade para que uma ação de mesma natureza seja emitida em favor deles”, orienta o doutor Vanderlei Vianna, assessor jurídico assistente da sede sul-americana adventista.
Laisa reforça que esta é uma oportunidade para mostrar aos outros que os princípios devem ser imutáveis e que Deus e Sua vontade devem estar acima de tudo, inclusive do vestibular ou Enem. Para ela, o segredo para alcançar a vitória tem alguns ingredientes. “Comunhão com Deus, principalmente nessa reta final, é muito importante. Tenho que fazer a minha parte, que é estudar e confiar que Deus fará a dEle”, compartilha. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

22 de outubro - 169 anos do Grande Desapontamento de 1844

"O Fim do Mundo"
"Veja o noivo vindo!! Vamos nos encontrar com Ele!!"
Origem Histórica da Igreja Adventista do Sétimo dia
As raízes históricas da Igreja Adventista do Sétimo Dia se originam na Bíblia, a Palavra de Deus, e creem que foram chamados por Deus para resgatar e levar ao mundo o conhecimento pleno da Verdade revelada na Palavra de Deus.
Sua origem histórica está ligada a uma série de fenômenos relacionados ao cumprimento de profecias bíblicas que apontam para o desfecho da história da humanidade. No final do século 18, e início do século 19, diversos estudiosos cristãos passaram a estudar diversos fenômenos naturais e político-sociais, tais como:
  • O grande terremoto de Lisboa em 01 de novembro de 1755;
  •  O escurecimento do sol e da lua observado na parte leste do continente americano em 19 de maio de 1780, o qual ficou conhecido entre os americanos como o Dark Day “Dia Escuro”;
  • A Revolução Francesa, e a intervenção napoleônica no pontificado de Pio VI, pelo General Berthier em 10 de fevereiro de 1798 (Maxwell, 1951, p.66);
  • A chuva de meteoros observada no hemisfério ocidental em 15 de novembro de 1833.
Dentre os pioneiros adventistas destaca-se a liderança de Tiago White que nasceu no dia 04 de agosto de 1821, em Palmyra, Maine, EUA. Seu notável talento como organizador, administrador e editor fez dele o pioneiro de muitas das instituições adventistas. Seis anos mais tarde, em 26 de novembro de 1827, nasceu Ellen Gould Harmon, na cidade de Gorham, Maine, EUA.
Em 14 de agosto de 1831, surge um pregador em Dresden, Nova Iorque, que marcaria fortemente a vida de Ellen, Tiago White e mais 100 mil pessoas nos Estados Unidos. Guilherme Miller, um fazendeiro e juiz de paz, que pelo seu estudo sistemático da Bíblia, chegara à conclusão de que Cristo retornaria a Terra por volta de 1843.
Sua pregação baseava-se na interpretação da profecia de Daniel 8:14 e nas evidências bíblicas quanto ao retorno de Jesus Cristo. Muitos americanos presenciariam esses sinais, sobretudo, nos dias 12 e 13 de novembro de 1833, quando uma chuva de meteoros caiu sobre os céus dos Estados Unidos. Os mileritas relacionaram tal evento com as predições feitas por Cristo e pelo profeta João no livro de Apocalipse.
Em 1842, houve a primeira manifestação do espírito de profecia entre os mileritas. William Foy, pastor negro batista, recebeu a primeira de suas duas visões em 18 de janeiro de 1842. O conteúdo referia-se ao Céu e a proximidade do julgamento. No entanto, Foy relutou em testemunhar suas mensagens devido ao clima racial da época.
Embora o movimento milerita fosse composto por membros de diversas igrejas, muitos rejeitaram sua mensagem. No entanto, as verdades expostas pelos mileritas alcançaram o coração da família Harmon, e assim, em setembro de 1843, deixaram a Igreja Metodista.
Por outro lado, congregações inteiras uniram-se na esperança do advento. Uma dessas foi a Igreja de Washington, New Hampshire, que era liderada pelo Pr. Frederick Wheeler. No início de 1844, esta se tornou a primeira Igreja Adventista a guardar o sábado por influência de Raquel Oaks.
Com base nos cálculos das profecias bíblicas, Samuel Snow conclui que o retorno de Jesus ocorreria no dia 22 de outubro de 1844. Dias antes dessa data, Hazen Foss recebeu uma visão onde viu os mileritas caminhando rumo à Terra Prometida. No entanto, Foss rejeitou o chamado de Deus e quando tentou relatar sua experiência sentiu que o Espírito Santo o havia deixado.
Cerca de 100 mil pessoas aguardavam em suas casas, reunidos em bosques, esperando Cristo aparecer entre as nuvens do céu. Essa data entrou para a história como o dia do “Grande Desapontamento”. No dia seguinte ao desapontamento, Deus consolou o grupo de crentes dando a Hiram Edson uma resposta sobre o que realmente acontecera. Em um vislumbre, viu a Cristo entrando no lugar santíssimo do Santuário Celestial e não retornando a Terra. Logo após esse evento, na companhia de F. B. Hahn e O. R. L. Crosier aplicaram-se a estudar a Bíblia e logo obtiveram a compreensão quanto aos fatos ocorridos naquela data. Outras mensagens provenientes de Deus trouxeram conforto aos desalentados mileritas. Em dezembro de 1844, Ellen Harmon recebeu sua primeira visão onde viu o povo do advento marchando por um caminho estreito rumo à terra prometida. Tal visão deu início ao seu ministério profético que se estendeu por setenta anos.

Em fevereiro de 1845, Ellen Harmon recebeu uma visão que confirmaria a experiência de Hiram Edson sobre a entrada de Jesus no lugar santíssimo do Santuário Celestial no dia 22 de outubro de 1844. Ambas as visões proveram consolo aos crentes que sofreram a grande decepção.
169 anos do Grande Desapontamento
"Passam hoje 169 anos desde aquele que foi, provavelmente, o mais marcante e significativo dia na História da Igreja Adventista do Sétimo Dia, embora esta ainda não existisse: o dia do grande desapontamento, quando fervorosos crentes na segunda vinda de Jesus esperaram em vão que o Senhor regressasse.
Agora que cada vez mais surgem supostos profetas e autoproclamados iluminados com especial sabedoria e discernimento que pretendem reabrir o debate quanto ao dia do fim do mundo e da volta de Jesus. Admito que é lançado algum escárnio sobre as verdades bíblicas por causa destas falsas interpretações e que muitos inimigos da Bíblia se aproveitam disto para exibirem o seu descrédito pelo livro sagrado.
Existe, sim, algo relacionado ao grande desapontamento de 1844 que não encontramos nos outros casos: é que a Bíblia, a medida aferidora de toda a razão, já tinha anunciado profeticamente aquilo que sucedeu há 169 anos! O movimento que levou a esse acontecimento e, em particular, a desolação que invadiu a alma dos que viram a sua expetativa frustrada são claramente declarados na Escritura:
“Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo” (Apocalipse 10:7-10).
Oh, quão doce foi a esperança dos aderentes ao movimento Adventista na – pensavam eles – certa volta de Jesus! Mas nem podemos imaginar a amargura que por eles terá passado ao confirmarem que tal não iria acontecer… Mas repare como Ellen White regista de forma impressionante este momento da nossa História, refletindo acerca de como Deus assistiu a todo este processo:
“De todos os grandes movimentos religiosos desde os dias dos apóstolos, nenhum foi mais livre de imperfeições humanas e dos enganos de Satanás do que o do outono de 1844″ (O Grande Conflito, p. 401).
Quer dizer que tudo decorreu conforme Deus tinha determinado, para cumprimento exato do que o capítulo 10 de Apocalipse tinha anunciado, incluindo o desapontamento! Isto é confirmado na mesma página da citação anterior:
“Mesmo hoje, depois de transcorridos muitos anos, todos os que participaram do movimento e que permanecem firmes na plataforma da verdade, ainda sentem a santa influência daquela obra abençoada, e dão testemunho de que ela foi de Deus.”
E se Deus dirigiu as coisas dessa forma, não nos deixou órfãos da desilusão:
“Deus não abandonou Seu povo; Seu Espírito ainda permaneceu com os que não negaram temerariamente a luz que tinham recebido, nem acusaram o movimento adventista. Na epístola aos Hebreus existem palavras de animação e advertência para os provados e expectantes nesta crise: “Não rejeiteis pois a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um poucochinho de tempo, e O que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” Heb. 10:35-39″ (idem, p. 407).
Após 169 anos, Deus continua a não abandonar este movimento. E em breve, após muitos, tristes e diferentes desapontamentos, Ele nos favorecerá com o maior dos acontecimentos na História da Terra: Jesus regressará para buscar os Seus fiéis.
E se em 1844, em meio à enorme decepção, muitos houve que permaneceram firmes, quanto mais não devemos nós permanecer hoje, por estar perante os nossos olhos a consumação de todas as esperanças…?" Filipe Reis
Reflexão:
"Neste dia especial de celebração, qual é sua condição? Está desencorajado pelo longo tempo decorrido? Tem o sentimento de que é cada vez mais difícil permanecer espiritualmente separado do mundo? Hoje, como um brilhante farol de esperança, a primeira visão de Ellen White ainda insta conosco para mantermos nossos olhos fixados em Jesus. Quando você estiver desencorajado, olhe para Jesus. Quando espiritualmente tentado, venha a Jesus. Quando tiver questionamentos e sua fé for provada, fale sobre isso com Jesus.

Somos encorajados, por saber que Jesus ainda está na liderança, que Sua mensagem é verdadeira e que logo, no devido tempo, Ele nos levará à cidade. Então, juntamente com os pioneiros, com os redimidos dos séculos anteriores, receberemos o galardão prometido há tanto tempo pelo próprio Senhor quando esteve na terra. “Na casa de meu pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também”. (João 14:1-3).

Hoje, neste dia especial de aniversário, exclamamos como o apóstolo João, “Vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20)."  Pastor Robert S. Folkenberg

Conheça mais sobre a história dos Adventistas do Sétimo dia:



Deus, em Sua graça e providência, sempre tem levantado um pequeno, mas corajoso, grupo de crentes na Bíblia para descobrir a verdade em sua plenitude e torná-la sua prioridade de missão global e testemunho. Não, 1844 e o surgimento do adventismo não são meros acidentes! São o plano de Deus para manter viva a chama da verdade em meio às trevas de engano que envolveram a história humana por volta da mesma época.

O ano de 1844 e sua grande importância não podem jamais ser minimizados ou esquecidos. O conselho de Ellen White é oportuno:
“Ao recapitular a nossa história passada, havendo percorrido todos os passos de nosso progresso até ao nosso estado atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Quando vejo o que Deus tem executado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado.” Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 162.

Confira